<

segunda-feira, novembro 29, 2004

Castro de S. Brás


Rota S. Brás Posted by Hello

Castro de S. Brás
(Fundão)


História
Castro identificado em 2003. Teve ocupação, pelo menos, a partir do Bronze Final, como o atesta a cerâmica ali encontrada. Apresenta um considerável derrube de uma das linhas de muralhas e numa rocha alcantilada voltada a SO, uma considerável concentração de «fossetes» (cuja cronologia pode remontar ao Calcolítico, o que faria recuar no tempo a ocupação do monte).
Na parte mais elevada do monte, achava-se edificada a medieval Capela de S. Brás, mandada demolir em finais do século XVII pelo bispado da Guarda.

Como chegar
Seguindo do Fundão em direcção à Freguesia do Souto da Casa, cortar junto à escola primária local no sentido de Alcongosta. Seguir, depois, a respectiva sinalética. (Consulte-se o mapa anexo).


O Percurso
O asfalto que se serpenteia pelas encostas da Gardunha abre amplas varandas sobre a lindíssima Cova da Beira. No mês de Abril, a floração das cerejeiras concorre em brancor com a neve que, ao fundo, brilha nos cumes da Serra da Estrela. Se o passeio se faz nos meses de Maio ou Junho é o ouro rubro da cereja que pintalga a paisagem...