<

segunda-feira, novembro 29, 2004

Castro da Argemela


Rota Castro da Argemela Posted by Hello


Castro de Argemela
(Lavacolhos)


História
A área correspondente ao castro conheceu uma ocupação ainda no período Calcolítico, como o parece indiciar uma lâmina de silex encontrada no sopé do Monte de Argemela. Este núcleo apresenta três linhas de muralhas rudimentares feitas de pedra não talhada. Deste arqueossítio – um dos mais conhecidos da Beira Interior – foram exumados diversos materiais líticos, cerâmicos e metálicos atribuídos ao Bronze Final. Moldes de agulhas, uma agulha de bronze e diversos engenhos de moagem, perfazem o espólio recolhido desde os anos 60. O castro foi romanizado, como o atestam inúmeros artefactos. O estudo deste povoado está de presente a cargo de Raquel Vilaça (Universidade de Coimbra).


Como chegar
Tome-se a estrada municipal em direcção à Freguesia de Telhado. Sem entrar na povoação, continue-se essa via e, 2 Km adiante, virar à esquerda segundo indicação da sinalética. Seguindo o caminho de terra batida, pela cumeada da Serra do Gomes, medeiam cerca de 5 Km até ao núcleo castrejo. (Consulte-se o mapa anexo).


O Percurso
O caminho que conduz ao castro, que se dispõe pela Serra do Gomes, a Cova da Beira fornece uma paisagem deslumbrante, semeada de casario que se entremeia com as terras de cultivo e o arvoredo variado numa aguarela fresca e transluzente. Da banda do Poente, é a massa volumétrica dos montes quem desenha um cenário de encanto.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É inadmissível o que têm feito junto das ruínas deste castro. Mais dia, menos dia, a montanha desaparece, pois uma pedreira tem corcumido toda a encosta, chegando mesmo junto das ruinas, que por efeito dos explosivos tudo será derrubado encosta abaixo ou pura e simplesmente removido, para explorarem o granito.
É INADMISSÍVEL !!!!

12:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home