<

segunda-feira, novembro 29, 2004

Castro da Senhora da Penha


Rota Senhora da Penha Posted by Hello

Castro da Senhora da Penha
(Alcongosta/Alpedrinha/Souto da Casa)


História
Referido como tal por Martins Sarmento na sua «Expedição Científica à Serra da Estrela», em 1881, foi aí encontrada recentemente uma raspadeira do Neo-Calcolítico (?). Cerâmica atribuível à Idade do Bronze também foi detectada no planalto do povoado. Possui um abrigo, oportunamente cristianizado e transformado em capela. Aliás, o espaço castrejo comportou mais um templo cristão e casa do ermitão, constituindo mesmo um dos mais frequentados santuários de toda a região durante os séculos XVII, XVIII e XIX.
Ainda é possível reconhecer alguns alinhamentos de pedra que talvez possam corresponder ao sistema defensivo do castro.


Como chegar
Subir à Freguesia de Alcongosta e continuar até ao Posto de Vigia da Serra da Gardunha. Uma vez aí, seguir a sinalética e enveredar pelo caminho de terra que se dispõe pela encosta Sul da Gardunha, sobranceira a Castelo Novo.


O Percurso
Subir até à Senhora da Serra (ou da Penha) é tomar o pulso à própria Gardunha já que o percurso cruza as abas norte e sul. Uma vez na cumeada, trocamos a Cova da Beira pela peneplanície da banda oposta, onde pontificam Castelo Novo, Alpedrinha... A zona da Penha é um dos mais aprazíveis recantos da Gardunha.